top of page
  • Foto do escritorGustavo Curcio

Câmara dos Deputados aprova proposta do Código de Defesa do Contribuinte


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) a proposta que institui o Código de Defesa do Contribuinte para sistematizar direitos e deveres do contribuinte perante as Fazendas públicas.


O Projeto de Lei Complementar 17/22 uniformiza procedimentos além permitir uma relação mais “cooperativa” entre os entes, dando tratamento diferenciado aos bons pagadores e punindo com mais firmeza quem sonega. Agora, o projeto segue para o Senado.


De acordo com o texto, haverá um desconto regressivo sobre as multas e juros de mora para incentivar o contribuinte a quitar voluntariamente o débito:


+ 60% de desconto se o pagamento ocorrer no prazo para contestar inicialmente o lançamento;


+ 40% se o débito for pago durante a tramitação do processo administrativo em primeira instância e até o fim do prazo para apresentar recurso voluntário;


+ 20% nos demais casos, contanto que o pagamento ocorra em até 20 dias depois da constituição definitiva do crédito tributário.


Se o contribuinte confessar o débito e desistir de contestá-lo na via administrativa ou na Justiça, os descontos serão acrescidos de 20 pontos percentuais. Assim, no primeiro caso, o desconto total pode chegar a 80%.


Entretanto, os descontos cairão para a metade se as multas forem qualificadas por dolo, fraude ou simulação do sujeito passivo ou se a pessoa for devedora contumaz.



Somos especialistas na recuperação de impostos, na redução do seu endividamento e na organização do seu negócio.

Quer saber mais? Fale conosco.







22 visualizações0 comentário
logo rodape.png
Captura de tela_20221212_090148.png

  2023  RATIO é a marca que se refere a Ratio & Faber Consultoria Ltda. Todos os direitos reservados.  A empresa cumpre e observa todas as normas legais e regulatórias profissionais, além de aplicar as melhores práticas do mercado e adotar os princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil.  A marca também é utilizada por escritórios e profissionais autônomos credenciados pela empresa e devidamente habilitados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) ou pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de seus respectivos estados.  Nosso CNPJ é o 36.026.156/0001-99.

icone youtube branco.png
icone linkedin branco.png
icone instragram branco.png
whatsapp (8).png
bottom of page